Veja dicas de como limpar porcelanato !

Como limpar porcelanato pós obra

É importante saber como limpar porcelanato pós obra, porque essa primeira limpeza é necessária para remover resíduos de materiais de construção e evitar o desgaste prematuro do revestimento.

A primeira limpeza já deve ser feita durante e logo após o rejuntamento. Oriente o  profissional para tomar cuidado com a quantidade de rejunte aplicada, já removendo o excesso durante a aplicação. Assim que ele finalizar, você já pode varrer com uma vassoura macia, retirando as sobras que porventura estejam sobre o piso.

Depois, uma limpeza mais elaborada deve ser feita deve ser feita no mínimo em 3 dias e no máximo 14 dias após a colocação do revestimento e rejunte.

Esse tempo é necessário para a cura do rejunte, que não deve receber água antes do tempo indicado pelo fabricante. Depois do período de cura, veja um passo a passo sobre como limpar porcelanato pós obra.

  • Primeiro, retire o excesso de poeira e sujeira com um pano macio e seco ou com uma vassoura macia;
  • Em seguida, com uma bucha úmida, esfregue cuidadosamente o porcelanato, de forma que restos de rejunte, argamassa ou cimento sejam removidos;
  • Se houver manchas de tinta, utilize solvente apropriado para remover;
  • Enxágue o piso com água;
  • Aplique um produto específico para limpeza de porcelanatos, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção, seguindo as recomendações do fabricante;
  • Limpe a sujeira com água e o seu porcelanato está pronto!

Como limpar porcelanato no dia a dia

Felizmente, limpar o porcelanato no dia a dia não é tão trabalhoso como limpar porcelanato pós obra. É recomendável utilizar apenas água e um detergente neutro para limpar porcelanato no dia a dia.

Se o seu porcelanato for do tipo acetinado, essa última etapa de secagem pode ser eliminada. Como esse tipo de porcelanato é capaz de absorver melhor a água, ele não vai gerar manchas.

Os porcelanatos do tipo acetinado e rústico são menos sensíveis do que os porcelanatos polidos e acetinados. Por isso, você pode esfregar com mais força. Nos polidos ou acetinados, use um pano macio e evite qualquer tipo de material abrasivo para não danificar o acabamento da superfície.

Se você preferir, também pode utilizar vinagre no lugar do detergente. É importante saber ainda que o acabamento dos porcelanatos é sensível a produtos mais agressivos e, por isso, apenas o detergente neutro é recomendado. Itens como água sanitária, sabão em pó ou ceras jamais devem ser utilizados.

Outro cuidado especial que você pode ter com seu porcelanato — principalmente se tiver o tipo bold — é limpar os rejuntes de vez em quando. Para isso, utilize saponáceo líquido cremoso e esfregue com cuidado. Novamente, jamais use buchas muito ásperas e escovas duras.

Por fim, além de saber como limpar porcelanato pós obra, é importante conhecer alguns cuidados a serem tomados para conservar seu porcelanato sempre bonito.

  • Primeiro, passe a vassoura ou o aspirador de pó para retirar a poeira;
  • Em seguida, passe pano com detergente neutro diluído em água;
  • Por fim, você pode passar um pano seco com um pouco de álcool para secar o porcelanato e evitar o aparecimento de manchas que podem surgir quando a água secar naturalmente.
  • Sempre que algum líquido cair no chão, limpe o mais rápido possível;
  • Nunca utilize produtos abrasivos e esponjas de aço;
  • Para uma faxina mais pesada, feita com menos frequência, utilize material de limpeza específico para porcelanato conforme indicação do fabricante;
  • Tenha bons tapetes e capachos nas entradas, de forma que as sujeiras mais grossas sejam retiradas dos sapatos antes de entrar.

O que fazer se o porcelanato manchar.

Se o porcelanato é sensível a produtos de limpeza agressivos, o que fazer se o piso manchar? Nesse caso, você também pode usar produtos específicos indicados pelo fabricantes ou alguns truques tais como.

  • Se algum sapato deixar uma marca no porcelanato, esfregue com uma borracha para remover;
  • manchas de caneta, esmaltes ou canetinhas podem ser retiradas com álcool ou acetona, mas você deve limpar a superfície imediatamente para retirar esses materiais;
  • manchas escuras como café ou vinho podem ser retiradas com água sanitária diluída, mas nunca com água sanitária pura. Utilize apenas em uma área pequena e depois de tirar a mancha, lave a superfície imediatamente para remover toda a água sanitária.

No geral, podemos dizer que o porcelanato é prático, pode ser limpo com facilidade e ainda demanda apenas um material de limpeza.

Viu só como limpar porcelanato pós obra e no dia a dia é fácil? Esse material é uma excelente escolha para quem quer praticidade, beleza e elegância para o seu lar. O investimento com certeza valerá a pena.

Quer saber quanto custa aquele porcelanato dos seus sonhos? Na Castor Center  você encontra as melhores ofertas e produtos de qualidade. 

siga nossas redes sociais !!

https://www.instagram.com/castorcenter/

https://www.facebook.com/castorcenterconstrucao

https://www.tiktok.com/@castorcenter.oficial?lang=pt-BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *